Transporte de Cargas em Geral

O transporte de cargas em geral é o formato mais utilizado no Brasil. Ele é o mais flexível, pois define-se com maior liberdade os tipos de mercadorias que podem ser transportados. Entenda um pouco mais a seguir.

Os órgãos reguladores dos transportes rodoviários no Brasil, como a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestre) define o transporte de cargas em geral como aquele que coleta e entrega mercadorias devidamente identificadas, e enumeradas.

Além disso, as cargas em geral podem ser:

  • Soltas – aquelas que são transportadas de forma avulsa de embalagens, tais como sacos, caixas, fardos, pacotes, tambores e outros.
  • Unitizadas – quando se unem embalagens num volume único.
  • Unitização – processo de unir embalagens como caixas, por exemplo, num palete ou dentro de um container.

Quem contrata o transporte de cargas em geral?

A procura do modal de transporte de cargas em geral é por embarcadores (proprietários das cargas) quem detém pluralidade de mercadorias. Normalmente grandes redes atacadistas ou varejistas escolhem esse tipo de serviço para levar seus produtos para suas filiais ou centros de distribuição.

Porém, esse formato também pode ser aproveitado por:

  • Indústrias
  • Setor agrícola
  • Prestadoras de serviço
  • Pessoas físicas

As vantagens do transporte de cargas em geral

O transporte de cargas em geral, diferente de outros tipos (carga perigosa e carga excedente, por exemplo), não exige uma lista enorme de documentação. A transportadora precisará da Nota Fiscal, conhecimento de frete e Romaneio. Evidente que os veículos (cavalo mecânico e carreta) precisarão estar com documentação em dia e o motorista devidamente habilitado.

Outra vantagem é que o esse tipo de transporte leva muitos tipos de produtos, de diferentes volumes e de vários clientes.

Solicite sua cotação agora mesmo!

Profissionais habilitados para atender suas demandas do transporte de cargas em geral.






Preencha todos os campos obrigatórios *