Transporte de carga perigosa

O transporte de carga perigosa é um dos mais importantes dentro do sistema logístico brasileiro, tem legislação própria.

O produto perigoso é aquele que tem características físico-química que podem provocar acidentes, ou trazer danos a outros produtos ou ao meio ambiente . É por isso, que o transporte de carga perigosa tem regulação própria, e deve acontecer usando equipamentos específicos.

A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestre) determina embalagens específicas para armazenar algumas matérias-primas, tais como: barris, tambores, frascos com lacres, latas de metais e outras.

Quem contrata esse tipo de transporte

O transporte de carga perigosa é voltado para:

  • Diferentes indústrias
  • Petroquímicas
  • Empresas que comercializam produtos que se enquadrem na legislação

As empresas contratantes desse modal de frete, também precisam atender algumas especificações. É importante que detenham todas as autorizações junto a órgãos como ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), MMA (Ministério do Meio Ambiente), IBAMA e outros.

Como contratar uma transportadora de produto perigosos?

Além de verificar a situação dos veículos da transportadora, que precisam atender a várias exigências, desde liberações do DETRAN e do DNIT até instalações de acessórios.

Também o motorista precisa ter habilitação específica e ter o curso MOPP (Movimentação e Operação de Produtos Perigosos); é fundamental para realização desse transporte, pois existem procedimentos a serem seguidos durante o carregamento e descarregamento do produto transportado.

Solicite sua cotação agora mesmo!

Profissionais habilitados para atender suas demandas do transporte de cargas em geral.






Preencha todos os campos obrigatórios *